AVCB/CLCB | Meu imóvel corre risco de passar por uma vistoria surpresa?
« Voltar · 17/DEZ/2021
Você está preocupado com a fiscalização?
Se sim, acompanhe com a gente esse post até o final!
Antigamente essa preocupação não existia entre os proprietários de imóveis, mas hoje sim.
Diante de tantas imprudências e negligências que ocasionaram em acidentes e tragédias sem precedentes, resultando na morte de muitos civis, os órgãos públicos competentes voltaram seus olhares para a frequência, estrutura e eficácia dos processos de fiscalização de imóveis e edificações.
O Corpo de Bombeiros fiscalizava apenas os locais que haviam solicitado a Vistoria para obtenção ou renovação do AVCB. Não havia uma fiscalização surpresa e aleatória.
Com a atualização do Decreto nº 63.911 isso mudou, e desde o início de 2019 o Corpo de Bombeiros passou a ter autonomia para poder vistoriar qualquer imóvel, sem aviso prévio. Deve apenas seguir uma programação interna estipulada pela corporação.
Para que a fiscalização tenha o caráter absolutamente legal os militares devem estar uniformizados e identificados. Devem ainda, apresentar a identidade funcional e a ordem de fiscalização expedida.
A ordem deve conter um QR Code, que pode ser conferido através do aplicativo para celular do Corpo de Bombeiros. Caso estas exigências não sejam cumpridas o responsável pelo imóvel pode impedir a vistoria do local.
Se cumprido os critérios acima, a visita se torna oficial e a entrada dos militares responsáveis pela vistoria não pode ser negada. Além disso, devem ter acesso total as dependências do imóvel. O ideal é que alguém que conheça o imóvel e todos os sistemas instalados, acompanhe a vistoria, auxiliando o Corpo de Bombeiros.
E aí, gostou da nossa explicação? Quer saber mais sobre como regularizar seu imóvel?
A gente descomplica!
Chama no Whats (11) 95765-0000
www.qualyassessoria.com.br
[email protected]
Listar Todas as Novidades