Novidades

  • Seus extintores estão na validade?
    « Voltar · 14/FEV/2023

    Através dessa série de posts, conheça e tire suas duvidas sobre a validade dos extintores

     

     

    COMPARTILHE:

     

    Como verificar a validade do extintor?

    Os extintores tem uma etiqueta, que contém a data da última recarga feita nele; portanto, vale a pena dar uma olhada em todos os extintores da sua empresa, prédio ou estabelecimento comercial para conferir o mês em que foi realizado a última recarga, assim tendo um tempo de 12 meses até a próxima recarga.

    Quando recarregar os extintores?

    O recomendado é que os extintores que possuam água ou pó químico como agentes, devem ser recarregados a cada doze meses. Os que têm gás carbônico devem passar por inspeção técnica a cada 06 meses, a qual avaliará as condições externas do mesmo e sua carga, por meio de pesagem. Se houver perda superior a 10% da carga nominal declarada, a recarga deve ser efetuada.

    Quando se deve levar o extintor a manutenção?

    A maioria dos extintores de incêndio tem a validade de cinco anos no casco e nos seus componentes (visor, manômetro e mangueira), porém caso algum dos componentes citados a cima sejam danificados deverão ser levados para manutenção. E caso algum extintor seja usado ele deverá ser levado para recarga.

    O que considerar na troca ou manutenção dos extintores?

    Primeiramente, é preciso escolher uma empresa especializada no assunto, de
    confiança e com muita credibilidade no mercado. E, é claro, ela deve ser registrada junto ao INMETRO. É importante que você exija a ordem de serviço, pois ela é preenchida e assinada pelo responsável técnico que prestará a manutenção. Além disso, opte por empresas que ofereçam, de forma gratuita,
    extintores para substituir os seus no período da manutenção. Dessa forma, a sua empresa ou estabelecimento não ficará desprotegido durante o período da manutenção e recarga.

     

    Listar Todas as Novidades
Receba nossos conteúdos exclusivos: